quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quaresma - Tempo de voltar para Deus!

     Olá meus irmãos, a paz!
Depois de um milhão de anos sem postar, postemos novamente.
     Hoje, 22/02/2012, Quarta-Feira de Cinzas, iniciamos a Quaresma, um dos Tempos Litúrgicos de nossa Igreja. Mas, o que é Quaresma, na verdade??
     Quaresma é o Tempo Litúrgico da Igreja que reflete nos 40 dias de penitência que Jesus passou no deserto, jejuando. Todos os fiéis são convidados a vivenciarem, junto com a Mãe Igreja, esse tempo de preparação para a Páscoa, da mesma forma que Jesus o fez. Durante este período, o católico deve preparar-se para viver a experiência do Mistério Pascal, paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
     O CIC (Catecismo da Igreja Católica) define, no Parágrafo 540: "
A tentação de Jesus manifesta a maneira que o Filho de Deus tem de ser Messias o oposto da que lhe propõe Satanás e que os homens desejam atribuir-lhe. E por isso que Cristão venceu o Tentador por nós: "Pois não temos um sumo sacerdote incapaz de compadecer-se de nossas fraquezas, pois Ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado" (Hb 4,15). A Igreja se une a cada ano, mediante os quarenta dias da Grande Quaresma, ao mistério de Jesus no deserto." Ou seja, a Igreja se une ao mistério de Cristo no deserto, para poder assim compreender também os mistérios da Salvação.
     Além de tudo isso, Quaresma é tempo de reconciliação, com Deus, com os irmãos, e um tempo de rever como está nossa vida na Igreja, como estamos mantendo nosso relacionamento de intimidade com Deus, para que assim, durante este Tempo, possamos experimentar uma intimidade mais intensa com Deus, para que assim possamos vivenciar plenamente todo o mistério da entrega de Jesus por cada um de nós.
     Durante a Quaresma postaremos mais informações sobre este Tempo Litúrgico, para que possamos crescer mais na fé durante este tempo. E para encerrar, deixo aqui as palavras do Pe. Lauro na homilia da missa de hoje: 

"Você, quando abriu os olhos hoje, já agradeceu a Deus pelo dia de hoje, porque mais uma vez Ele te dá a chance de viver a Quaresma? A Quaresma não é só mais um Tempo na Igreja, onde se usa o roxo e não se canta o Glória nem o Aleluia. É um tempo de se aproximar de Deus, para que possamos vivenciar mais profundamente uma intimidade com Ele."

A paz.

"Jesus, eu confio em Vós!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário